Cooler X Fan - Qual a definição certa ?

Cooler, significa de um modo geral tudo aquilo que atua para esfriar.

Fan significa aquilo que sopra, ventilador, ventoinha.

Cooler, normalmente é usado como denominação para dissipador de calor, pode ser ativo, quando possui uma ventoinha montada no dissipador para dissipar o calor pela passagem do ar através do dissipador, ou passivo, quando absorve o calor distribuindo-o pela área do dissipador que por ser maior permite uma dissipação mais rápida.

Nos fans (ventoinhas) , temos que considerar os seguintes fatores de eficiência, dimensões, cfm (volume de ar soprado por minuto) e pressão do ar soprado (mm/H2O/rpm). O volume de ar e a pressão estão de certa forma mais para o prejeto (desenho) do que propriamente para a rotação, é certo de que dois fans identicos mas com rpm diferente o de maior rotação vai produzir maior volume de ar.

O ruido dos fans é ocasionado em principio pela rotação e projeto (cavitação), mas geralmente o ruido mais incomodo é produzido pelo ar passando através dos orificios das chapas onde eles são fixados.

Os fans podem ser utilizados tanto para soprar como para puxar o ar, bastando que seja montado virado para um lado ou outro, normalmente eles sopram na direção onde é fixado o adesivo com a marca do fabricante.

Geralmente os fans ligados na placa mãe são os do cooler do processador e o do chipset (quando ele existe), podendo qualquer cooler com tomada de tres pinos ser conectado a placa, os demais devem ser conectados através das tomadas de quatro pinos (molex) da fonte.

Comentários

Postagens mais visitadas