Padrões DVI e HDMI

O que é DVI?

O padrão DVI significa  (D)igital (V)ideo (I)nterface. DVI é a tecnologia de uma interface de vídeo feita para melhorar a qualidade de imagens em monitores "flat" de cristal líquido (LCD) e placas de vídeo com alta resolução gráfica. É o padrão substituto para os conectores e displays  P&D (Plug & Display standard), e um passo acima do "digital-only DFP format" utilizado nos antigos "flat panels". Grande parte das placas de vídeo DVI incluem os dois sinais mais usados:  VGA  e o  DVI. Em adição à essa tecnologia o padrão DVI está incorporando os métodos de transferência digital e opções para conectar a  HDTV, EDTV, Displays de Plasma, TVs de alta resolução, cinemas e  DVDs.

Quais são os formatos de conexões DVIs ?

Há três tipos de conexões:

    DVI-A (Analógico)
    DVI-D (Digital)
    DVI-I (Integrados: Digital e/ou Analógico)

DVI-A - High-Res Analog (Alta-Resolução Analógico)

Cabos DVI-A são utilizados para transmitir sinais DVI  para um monitor analógico, como um  monitor CRT ou  HDTV. Entretanto a qualidade da imagem é prejudicada com perdas na conversão de digital para analógico,  permanecendo uma qualidade muito similar ao VGA padrão.

DVI-D - True Digital Vídeo (Vídeo Digital Real)

Cabos DVI-D são usados na conexão digital direta entre a placa de vídeo  e o monitor LCD digital (ou raramente CRT). Proporciona a transição de imagens mais rápidas e  alta qualidade, comparado à imagem via analógica, devido à origem digitalizada da imagem. Todas as placas produzem um sinal inicialmente de vídeo digital que é convertido em  analógico na porta de saída VGA. O sinal analógico vai até o monitor e é  re-convertido em um sinal digital. O DVI-D elimina o processo de conversão analógico e otimiza a conexão entre a placa e o monitor.

DVI-I - Incorpora as duas tecnologias

Cabos DVI-I  são projetados para transmitir sinais tanto digital-para-digital quanto analogico-para-analogico. O cabo DVI-I não irá funcionar transmitindo em digital-para-analogico ou analogico-para-digital.

Assim como outros formatos, DVI digital e analógico são formatos não intercambeáveis. Isso significa que um cabo  DVI-D não funcionará em um sistema analógico, assim como o  DVI-A não funcionará em um sistema digital.

Tenha certeza de qual é o formato de seus equipamentos antes de adquirir qualquer cabo DVI. Somente  equipmentos com a etiqueta ou especificação  'DVI-I' aceitarão ambos os sinais  DVI-D e DVI-A.

O que significa "SINGLE" e "DUAL LINKS" ?

Os formatos digitais são divididos em  DVI-D Single-Link e Dual-Link assim como conexões DVI-I Single-Link and Dual-Link. Esses cabos DVI mandam informação usando um formato digital chamado de  TMDS (transition minimized differential signaling). Cabos "Single link"  usam um TMDS de 165Mhz de transmssão, enquanto os "dual links"  usam dois. As conexões "dual link"  dobram efetivamente a capacidade de transmissão e proporcionam um aumento da qualidade e velocidade de transmissão. Por exemplo:  o LCD-DVI single link de 60-Hz  pode exibir uma resolução de  1920 x 1080, enquanto um com  DVI dual link pode exibir uma resolução de 2048 x 1536.

Qual o comprimento para cabos DVI?

A especificação oficial para o DVI declaram que os equipamentos devem manter a qualidade do sinal até 5 metros de distância. Porem alguns fabricantes reforçam os sinais em placas e monitores, não deixando claro ou padronizado qual o maximo de distância a ser alcançada. Os testes em laboratório sobre uma  variedade de equipamentos DVI-D, deixaram  ótimos resultados para distâncias entre  9 a 10 metros. Testes com comprimentos de 12 metros resultaram em perda de sinal e imagem distorcida. Nessa condição de comprimentos maiores dê  preferência a DVI-A ou VGA. Se estiver utilizando DVI-I com comprimento excessivo,  pode não se obter uma imagem clara e digitalmente "limpa" em sua tela e comutar de digital para analógico se o sinal for fraco.

Padrão HDMI

O que é HDMI?

O padrão HDMI significa  (H)igh (D)efinition (M)ultimedia (I)nterface. O HDMI é uma tecnologia de uma interface que é capaz de transmitir video e áudio num mesmo cabo, consequentemente, menos cabos, fios e conectores, melhorando a qualidade de imagem sem perda de sinal. Criado especialmente para os monitores de Plasma e LCD, toda a transmissão em HDMI é digital, o que torna o padrão apto a transmitir imagens e sons em alta qualidade dentro do mais recente padrão de transmissão de gravações: o HDTV.

O HDMI é superior à qualidade do DVI, permitindo maiores resoluções, tais como 1080 x 1920 pixels. O cabo leva dois tipos de conectores o HDMI A com 19 pinos e HDMI B com 29 pinos. O modelo A tem compatibilidade de sinais com o DVI-D, significando, que é possivel se ter um equipamento numa ponta HDMI A e na outra um DVI-D. O HDMI B é destinado a resoluções superiores, podendo transferir dados em DUAL -LINK, duplicando a frequencia do "pixel clock", dobrando assim a capacidade de transmissão.

Quais são os formatos de conexões HDMI ?

Há varios tipos :

    HDMI 1.0: Lançamento de 2002, tinha uma taxa de transmissão de 4,95 Gbps a uma frequencia de 165 MHz. e um só cabo para video e audio, este suportando até 8 canais;
    HDMI 1.1: Semelhante ao 1.0, lançado em 2004, foi adicionada a compatibilidade com o padrão DVD-Audio.
    HDMI 1.2: Lançado em 2005, suporta ao formato de audio One Bit Audio, usado em SACD (Super Audio CD). Suporte ao uso em PCs e novo esquema de cores.
    HDMI 1.2a: Revisão do anterior, adota especificações da CEC - Consumer Electronic Control e demais recursos para controle remoto.
    HDMI 1.3: Em 2206, passa a frequencia de 340 MHz, com capacidade de transmissão até 10,2 Gbps, maior gama de cores e suporta as tecnologias Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio, Nessa versão foi imcorporado os miniconectores para cameras de video portateis, eliminando o problema de sincronismo entre video e audio.
    HDMI 1.3a e 1.3b: As revisões feitas em 2007, incorporam testes (HDCP) e altera algumas especificações da versão anterior.

Resolução do HDMI:  As mais comentadas são as 720p e 1080p. Definem a quantidade de pixels suportado pelo dispositivo. O numero especifica a quantidade de linhas na tela, ou seja 720 linhas de pixels. As letras "p" ou "i" significam o suporte ao modo de varredura da tela, onde  p = "progressive scan", as linhas da tela são atualizadas ao mesmo tempo; por outro lado o i="interlaced scan", as linhas pares são as primeiras a serem atualizadas e depois as impares. Em relação a isso os numeros são agregados com as letras de sua tecnologia "720p", "720i", "1080p" ou "1080i".

Qual o comprimento para cabos DVI?

A qualidade da transmissão de um cabo HDMI está relacionado com ao índice de bits que são transmitidos sem erros, numa determinada frequencia. Ou seja, na pratica, quanto maior a velocidade de transmissão e por conseguinte, a qualidade, esta ficará mais comprometida proporcionalmente ao aumento do comprimento do cabo. A especificação oficial para o HDMI acompanham a do DVI e dessa forma declaram que os equipamentos devem manter a qualidade do sinal até 5 metros de distância. Repetimos o que colocamos para o DVI:

"...Testes em laboratório sobre uma  variedade de equipamentos DVI-D, deixaram  ótimos resultados para distâncias entre  9 a 10 metros. Testes com comprimentos de 12 metros resultaram em perda de sinal e imagem distorcida".

Comentários

Postagens mais visitadas